dandara; maio 2013

por aliledara

tô felizzzzz por voltar!

há um tempo, resolvi encarar a fotografia analógica de outra forma. digo, resolvi levá-la de outra maneira. eu andava (ainda ando, claro) muito apaixonada/alucinada por esse mundo analógico, mas as minhas fotos eram cotidianas, (quase) nada de ensaios pensados e “produzidos”.
esse tempo todo registrando o cotidiano só intensificou minha relação com as câmeras e me deixou mais segura em usá-las no que eu quisesse. ou seja, eu poderia, sim, fazer ensaios usando minhas amadas câmeras de filme! eu só precisava de um ponta pé inicial. e foi com o resultado das fotos que de dan que ganhei esse empurrão. algumas fotos ficaram tão bonitas (tão!), que eu precisava repetir a dose. eu precisava fotografar mais pessoas em mais lugares. precisava sentir isso de novo, essa sensação, esse amor. e precisava fazer com que mais pessoas sentissem a beleza que é a fotografia analógica… na verdade, acho que a questão toda é essa. a vontade de transmitir o sentimento, a sensação, a beleza.

dandara_ektar_100_maio_2013 (21)
muito amor por essa fota.

agora que a coisa toda tá ganhando contornos, decidi montar um lindo e amado estoque de filmes. já comecei comprando 13 filmes no ebay. são 10 agfa vista plus 400 e 3 kodak ektar. fora esses, pedi pra julielinda, uma das escritoras do lomogracinha, comprar duas caixas do kodak pro image. ou seja, ficarei armada e poderosa, não? e tem mais! além desses todos, pretendo fazer mais compras no ebay. e vou colocar nessa lista filmes 120 também. (adeus, diêro)

bom, sobre as fotos! esse ensaio com dandara eu sabia que ia acontecer desde de que a conheci. foram meses e meses até o dia x! o lugar que escolhi já tava na minha mente há um tempão! sempre via as pessoas fotografando lá e meus olhos brilhavam. é um lugar tranquilão no meio do caminho das árvores (bairro aqui de salvador). é tipo uma floresta de eucaliptos! lindolindolindo. (tem outras árvores lá, outras cosias, mas fiquei na parte dos eucaliptos mesmo.)

ϟ atenção lindxs que forem fotografar lá: mosquitos, mosquitos e mais mosquitos! fui de short e quase perdi minhas pernas.

não lembro exatamente a hora que chegamos/saímos, mas a fotografei de tarde, disso lembro bem. como eu semmmmpre dou um jeito de inserir flores nos retratos que faço, levei uma coroa de flores secas (que eu mesma fiz porque sou toda artistánn) e outras soltas que catei pela casa.
costumo, sim, ficar muito (MUITO) nervosa quando vou fotografar e dessa vez não foi diferente. porque, pra mim, dirigir alguém ainda é um bicho de 7 cabeças. fico achando que não vou conseguir, que isso e que aquilo. é essa tal de insegurança que preciso mandar embora.

levei meu xodó pra fazer as fotos, a elan 7E e a 50mm 1.8. pra completar, usei dois tipos de filme: o superia iso 200 (fujifilm) e o ektar iso 100 (kodak).

voilà:
*lembrando que não editei/corrigi essas fotos*

56420001sendo bicho.

dandara_ektar_100_maio_2013 (1)

3

dandara_ektar_100_maio_2013 (7)amô.

56420012 (2)a preferidona. ♡

dandara_ektar_100_maio_2013 (33)superexposta, mas gostei.

dandara_ektar_100_maio_2013 (11)

3

(9)essa dandara só quer saber de ser bonita. ♡

extrasss:

dandara_ektar_100_maio_2013 (12)

dandara_ektar_100_maio_2013 (22)foco mucho loco.

 e ai? dan é lindimais, né não?

é claro que nem tudo saiu como eu queria. tive MUITAS (muitas!) fotos superexpostas. além disso, não tive um resultado bom em todas (quase perdi um filme todo por não gostar de nenhuma). mas isso é óbvio. 100% de acerto é meio impossível, né? ainda mais na fotografia analógica. ainda mais comigo, que sou insuportavelmente rígida com minhas fotos. pois bem, lindxs, cabô.

AH! tô postando umas fotos desse dia lá no **feici**. fiquem a vontade pra futucar.

